Workshop Gestão e Negócio: relembre o que aprendeu sobre Ferramentas de Gestão

Acompanhou todas as palestras do Workshop Gestão e Negócio? O professor Fábio Pegorari, da disciplina de Gestão do Tempo, trouxe, neste artigo, um resumo sobre as Ferramentas de Gestão, como a 5W2h e a Matriz GUT, que foi o assunto abordado em sua palestra. Veja abaixo e compartilhe com seus amigos! Por Fábio Pegorari, professor […]
workshop

Acompanhou todas as palestras do Workshop Gestão e Negócio? O professor Fábio Pegorari, da disciplina de Gestão do Tempo, trouxe, neste artigo, um resumo sobre as Ferramentas de Gestão, como a 5W2h e a Matriz GUT, que foi o assunto abordado em sua palestra.

Veja abaixo e compartilhe com seus amigos!

Por Fábio Pegorari, professor de Gestão do Tempo na Fapuga

Ferramenta 5W2h

A ferramenta 5W2H foi criada por profissionais da indústria automobilística do Japão como uma ferramenta auxiliar na utilização do PDCA (planejar (Plan), fazer (Do), checar (Check) e agir (Act)). Usada, principalmente, na fase de planejamento, sua aplicação foi prática, para a melhor organização do fluxo de processos, prazos e responsabilidades que deveriam ser aplicáveis com eficiência e eficácia. 

Essa metodologia se destaca no plano de ação operacional do negócio, sob primícias de elencar o que será feito, porque, onde, quem irá se responsabilizar-se pela tarefa, quando e como será realizada, assim como as suas fontes de custeio.

A sigla 5W em inglês representa:

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando será feito?)

Who (por quem será feito?)

A sigla 2H em inglês, representa:

How (como será feito?)

How Much (quanto vai custar?)

Essa ferramenta é um importante componente de gestão pois elenca as atividades, prazos, fluxo operacional e procedimentos e protocolos para uma melhor gestão e acompanhamento diário das tarefas pelo gestor.

Matriz GUT

A sigla Matriz GUT representa Gravidade, Urgência e Tendência de um problema.  Sabemos que a rotina do gestor é bem complexa e vale a pena a utilização dessa ferramenta, pois auxilia na resolução dos problemas cotidianos e possibilita a quantificação em decorrência da sua evolução de gravidade. 

A matriz de prioridades foi desenvolvida pelo autor Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, em 1981, com a finalidade de resolver múltiplos problemas.

Em nosso cotidiano contemporâneo, podemos observar o quanto essa ferramenta pode auxiliar o gestor na tomada de decisão, sendo nivelada desde o planejamento estratégico/tático e aplicada de forma criteriosa nos processos diários (operacionais) e dinâmicos da gestão.

Workshop Gestão e Negócio

Entre os meses outubro e dezembro de 2021, aconteceu uma série de palestras ministradas pelos professores da Fapuga: o Workshop Gestão e Negócio. Caso tenha perdido algum conteúdo, não precisa ficar preocupado. No portal do aluno, na aba de eventos, é possível assistir todas as palestras.

Inclusive, você pode ficar por dentro de tudo aqui no blog da Fapuga também, pois teremos diversos artigos a respeito de cada palestra ministrada.

O que achou sobre esse conteúdo? Deixe seu comentário e a importância desse avanço em sua jornada. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤