Workshop Gestão e Negócio: Ms. Profa. Zulmira Silva fala sobre ferramentas de controle financeiro

Na palestra de quarta-feira (10/11), do Workshop Gestão e Negócio, a Ms. Profa. Zulmira Silva, professora do curso de Administração e Gestão Hospitalar na FAPUGA, abordou as principais ferramentas de controle financeiro para quem deseja iniciar seu próprio negócio. A palestrante possui graduação em Ciências Econômicas na Universidade São Judas Tadeu, possui MBA em Contabilidade […]
Workshop - Gestão Financeira

Na palestra de quarta-feira (10/11), do Workshop Gestão e Negócio, a Ms. Profa. Zulmira Silva, professora do curso de Administração e Gestão Hospitalar na FAPUGA, abordou as principais ferramentas de controle financeiro para quem deseja iniciar seu próprio negócio.

A palestrante possui graduação em Ciências Econômicas na Universidade São Judas Tadeu, possui MBA em Contabilidade Empresarial na PUC-SP, e é  Mestre em Administração pela UNIP. Todo conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória acadêmica, respondeu às dúvidas dos presentes no evento.

Contando com a presença dos pós-graduandos do Nepuga/FAPUGA, muitas dúvidas surgiram a respeito de empreendimentos na área estética. Assim, Ms. Profa. Zulmira Silva explica sobre a importância de formular um plano de negócios.

“Antes de abrir uma empresa, seja qual for o segmento, você precisa saber sobre o local, os concorrentes, e os fornecedores. Uma boa empresa é bem planejada, por isso você precisa saber o que está ofertando para o cliente, se for preciso entre em contato com o fabricante dos produtos que você vai utilizar. O plano de negócio exige uma ação de pesquisa mesmo, porque isso vai fazer toda a diferença”.

Contabilidade X Finanças

Para entender sobre a formulação de um plano de negócios, é necessário compreender a diferença entre dois conceitos: Contabilidade e Finanças.

Contabilidade: Consiste na coleta de dados, realiza os registros do patrimônio e movimentações financeiras, cálculo dos tributos devidos em determinado período de tempo, apuração de lucros ou prejuízos e produção de relatórios. Tem como objetivo, prover os usuários com informações através de análises dos dados para futuras tomadas de decisões de natureza econômico-financeira.

Finanças: Usa ferramentas, como o fluxo de caixa, relatórios contábeis para analisar e acompanhar o desempenho do negócio, baseando se em suas finanças. 

Nesse sentido, a gestão financeira atua como uma análise estratégica sobre essas movimentações e resultados, de modo a permitir que a empresa atinja seus objetivos previamente definidos.

Ferramentas de Controle Financeiro: Benefícios da Gestão Orçamentária

A especialista alerta que detalhar os objetivos anuais do negócio, bem como um histórico de ações, é importante para saber o que não errar ano após ano. Apesar do primeiro ano ser o mais complicado, pois tudo será formulado do zero, os registros facilitam esse processo para os próximos anos.

Assim, a definição de um orçamento corretamente permite que você conduza o seu negócio com mais segurança. Entre as funções de um orçamento, a que mais ajuda o empreendedor é o fato de ser uma métrica que compara o realizado com o planejado.

Para implementar a gestão orçamentária, é essencial considerar alguns fatores que impactam diretamente no seu negócio, veja quais são:

Variáveis de Mercado: Avaliar as variáveis de mercado que impactam diretamente no seu negócio, revise dados e projeções sobre o PIB do país, histórico de alta do dólar, e cenário econômico.

Cálculo de receita: Defina um valor exato que corresponda ao seu objetivo de faturamento mensal, se pergunte “Quanto eu preciso para manter o meu negócio?”, e estipule uma margem de lucro em cima deste valor.

Administração de estoque: Ter um estoque significa ter capital parado, no entanto, se você precisar manter estoque de algum produto ou suprimento, se planeje, em alguns casos a demora para chegada o produto pode gerar prejuízo devido a perda de clientes ou pacientes por exemplo.

Gastos Previstos:  Como no caso dos profissionais de Saúde Estética, alguns orçamentos já devem prever gastos com viagens para aperfeiçoamento, já que 1 ou 2 vezes por ano esse é um investimento necessário para quem trabalha na área.

Comissionamento variável: Para os profissionais que possuem equipes ou parceria com outros profissionais, um dado importante para incluir na gestão orçamentária, é o comissionamento variável, definir essa porcentagem facilitará a administração de recursos.

Desse modo, a  Ms. Profa. Zulmira Silva, autoridade no mercado, explicou de forma personalizada, como os profissionais estetas podem aplicar as ferramentas de controle financeiro em seus próprios empreendimentos.

E como saldo positivo da palestra, diversos espectadores manifestaram sua satisfação: “Primeiro contato com área orçamentária, grandes ideias!

Abriu minha mente. Excelente palestra!!! Muitíssimo obrigada por tudo”, disse Katia Mara R.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤