A Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo foi uma das primeiras profissionais a ministrar uma palestra para os alunos de graduação da FAPUGA e pós-graduação do Nepuga no Workshop Gestão e Negócio.
Com um vasto currículo acadêmico, ela é farmacêutica, tem MBA em Farmácia Estética e é coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Fapuga.
“E uma coisa que tenho percebido nessa minha trajetória é que o profissional de saúde não é formado para empreender, nem como gestor para administrar qualquer coisa. Na verdade, nossa formação nos direciona para o exercício profissional, com conhecimento técnico para atuar. […] Hoje a gente não tem que se preocupar apenas em ser um bom profissional de saúde, mas precisamos saber nos inserir no mercado de trabalho”, explica a professora.
Pensando nisso, o tema abordado em sua palestra no Workshop foi Desenvolvendo um Comportamento Empreendedor, a fim de impulsionar esse conhecimento tão importante para que o profissional da saúde possa identificar oportunidades para empreender em sua carreira.
Continue lendo e veja como construir essa mentalidade!
Logo no início da palestra, a professora explica a diferença sobre comportamento empreendedor e empreendedorismo, que alguns confundem e falam ser a mesma coisa, mas não são.
“Comportamento empreendedor é algo mais abrangente, um conceito que a gente traz para a vida profissional. É um comportamento que vai direcionar minha carreira e que o mercado de trabalho espera que a gente tenha. Não cabe mais um profissional que seja acomodado e não saia da sua zona de conforto, alguém que tenha visão de futuro”, diz.
E citando o autor Joseph A. Schumpeter, a professora explicou sobre o empreendedorismo, que tem seu princípio no sistema capitalista, que necessita de novidades e novos produtos para se vender.
Para isso, é necessário que se desenvolvam novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados. E, consequentemente, para criar a novidade, é preciso refutar o que é velho, e estar sempre atento ao seu redor é o que move o mundo.
O profissional esteta, a partir de uma mentalidade empreendedora, pode identificar no mercado de trabalho oportunidades para inovar e oferecer serviços que as pessoas estão procurando no momento.
O ato de empreender é identificar, analisar e implementar oportunidades de negócios com foco na inovação e na criação de valor. Um exemplo que a professora usou, pensando no mercado de estética, é analisar o espaço onde deseja abrir seu negócio, analisar se há mais locais próximos que oferecem os mesmos serviços e se você estará próximo ao seu público-alvo.
Para isso, é fundamental pensar em como se destacar no mercado e observar como está o seu mercado de trabalho, o seu setor. É preciso ser otimista, olhar uma crise sempre como uma oportunidade para evoluir. Além disso, suas ações precisam se basear nas necessidades do seu mercado.
Um profissional com a mentalidade empreendedora, que sempre pensa “fora da caixinha”, tem algumas características em comum, como:
As competências e habilidades é possível desenvolver ao longo do processo de desenvolvimento pessoal e profissional e para se tornar um empreendedor.
A professora ainda complementa falando que quando falamos de empreendedores, não nos referimos apenas ao dono de um negócio, mas sim a três tipos de perfil:
E agora, você já sabe se tem mentalidade de empreendedor e o que fazer no ramo da Estética? Deixe seu comentário aqui embaixo! 😉
Quer assistir os detalhes dessa palestra? Acesse a aba de eventos do seu portal do aluno.
Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.
© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤
Deixe um comentário