Soft Skills e Hard Skills: o que são e para que servem?

Se inserir no mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente, visto que o profissional ou empreendedor precisa estar preparado emocionalmente, bem como atualizado tecnologicamente com as Soft Skills e Hard Skills, que são bastante procuradas e valorizadas por empresas digitais ou que estejam em digitalização.  Contudo, nem todo mundo sabe o que […]
soft skills e hard skills

Se inserir no mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais exigente, visto que o profissional ou empreendedor precisa estar preparado emocionalmente, bem como atualizado tecnologicamente com as Soft Skills e Hard Skills, que são bastante procuradas e valorizadas por empresas digitais ou que estejam em digitalização. 

Contudo, nem todo mundo sabe o que são as Soft Skills e Hard Skills ou para que servem. E, por isso, preparamos este artigo para você entender melhor cada uma delas e como desenvolvê-las.

Soft Skills

Em geral, as Soft Skills são habilidades relacionadas aos relacionamentos interpessoais. Em outras palavras, são as conhecidas “habilidades sociais”, que incluem a capacidade de comunicar-se claramente, ter empatia, resiliência e respeito. 

Sim, são características subjetivas, porém bastante observadas pelos recrutadores em uma entrevista de emprego. Além da capacidade de comunicação, os atributos pessoais e os traços de personalidade são outras características que podem te destacar durante o processo seletivo. 

Exemplos 

Veja alguns exemplos de Soft Skills, para que possa avaliar como e quanto você tem desenvolvido essas habilidades em si mesmo.

Comunicação

 A categoria é bastante ampla e abrange tanto o diálogo com as pessoas que compõem sua equipe e a forma como atende os clientes quanto a maneira como você se expressa como, por exemplo, suas opiniões e pontos de vista.

Mas não basta ser um bom comunicador. Essa habilidade requer, também, que você seja um bom ouvinte, que demonstre empatia e boas habilidades sociais ao se portar em uma reunião de negócios ou diante de uma multidão. 

Caso, sinta que não tem um bom desenvolvimento dessa habilidade, não precisa se preocupar. Cursos e treinamentos podem te ajudar a resolver seus problemas com relação a falar em público, por exemplo. 

Criatividade

A criatividade a qual estamos nos referindo aqui, é na resolução de problemas. Afinal, momentos de crise ou situações que fujam à rotina e/ou planejamento são as que mais requerem proficiência e proatividade dos colaboradores. 

Usar a criatividade nessas situações te ajuda a se destacar, afinal, o pensamento criativo é essencial para o quadro funcional da empresa que estará repleto de pessoas com pensamento lógico e que impulsionam inovações e melhorias. 

Liderança

Para alguns, essa é a principal Soft Skill, se levar em conta que ela engloba todas as outras (solucionar problemas, gerenciar o tempo, boas habilidades comunicativas, ética de trabalho). 

Em suma, ela é uma combinação de todas as outras habilidades sociais e, se reunidas em um único colaborador, esse indivíduo pode não só trabalhar positivamente com a equipe como também assumir o controle e melhorar os resultados. 

Hard Skills

As Hard Skills, por sua vez, dizem respeito a todas as habilidades práticas e teóricas que você adquire em cursos, como as que você tem nas Faculdades Fapuga. Ou seja, são habilidades que podem ser mensuradas e por isso são facilmente identificáveis por conta da apresentação de algum registro como certificados  ou pela facilidade em falar outros idiomas. 

Como são fáceis de comprovar e mostrar, geralmente essas habilidades estão expostas em um currículo ou portfólio para que sejam analisadas pelos recrutadores durante um processo seletivo.  

Exemplos 

Aqui estão alguns exemplos de Soft Skills, para que você possa examinar como tem se saído com relação a essas habilidades.

Formação 

Como dito anteriormente, essas habilidades estão muito relacionadas ao seu currículo. São as informações iniciais que te ajudarão a passar na fase de triagem e continuar no processo seletivo. 

Essa formação educacional envolve todos os aprendizados adquiridos no decorrer de sua vida. Aqui vão todos os cursos, certificações, diplomas, experiências profissionais, intercâmbios, programas e projetos extracurriculares, graduação, pós-graduação, entre outros. 

Tecnologia

Hoje em dia, é mais do que obrigatório ter pelo menos um pouco de familiaridade com a tecnologia, afinal, com a transformação digital que vem revolucionando os processos nas empresas, ter conhecimentos sólidos em informática é algo muito mais que bem-vindo. 

Assim, quanto mais você melhorar suas habilidades com objetos digitais como celulares, computadores, tablets e outras tecnologias, melhor será para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, busque aprimorar seus conhecimentos nessa área de acordo com a sua área de atuação. 

Gestão

Muito mais do que apenas liderança, a gestão a qual estamos nos referindo abrange o domínio das ferramentas para a gestão de processos, de tempo e de pessoas para melhorar os resultados da produtividade, bem como planejamento estratégico.

Para melhorar essas habilidades, são indicados cursos avançados de gestão como, por exemplo, MBAs. Desse modo, você aprenderá uma série de técnicas, métodos e ferramentas que ajudarão a incrementar e aprimorar suas habilidades gestoras.

Afinal, qual a diferença entre elas?

É bem simples, a principal diferença entre as duas habilidades é a capacidade de comprovar essas competências. 

Enquanto as Soft Skills são compreendidas após um determinado período de tempo convivendo com um indivíduo, as Hard Skills são capacitações técnicas que podem ser comprovadas com certificados, diplomas, cursos, testes, enfim…

Uma coisa que não difere entre elas, no entanto, é que ambas são importantes não só para os profissionais que já estão ou vão ingressar no mercado, quanto para as empresas contratantes. A distinção ficou clara? Restou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! Aproveita e dá uma olhada, também, nas metodologias de estudo aplicadas na Faculdade Fapuga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤