O que é Marketing Pessoal e qual a importância na sua carreira profissional?

As estratégias do Marketing Pessoal podem ajudar você a se inserir rapidamente no mercado de trabalho. Saiba como fazer!
marketing pessoal

Para atrair a atenção no mercado de trabalho, é preciso ir além de possuir um bom currículo. É mais do que necessário saber divulgá-lo e demonstrar para o público todas as suas habilidades profissionais e os conhecimentos que adquiriu em sua graduação. Para realizar isso da melhor forma possível, é possível utilizar estratégias de Marketing Pessoal. 

O conceito é recente e provavelmente você já ouviu em algum momento da vida. Marketing Pessoal nada mais é que trabalhar a promoção pessoal em diversos meios de comunicação, principalmente as redes sociais, a fim de fortalecer seu nome no mercado de trabalho e ainda alcançar a reputação de referência e autoridade no seu setor. 

E essas estratégias não são voltadas apenas para aqueles profissionais que são freelancers ou autônomos, mas também para aqueles que querem se destacar e conquistar uma boa vaga CLT no mercado de trabalho.

Quer entender mais sobre o Marketing Pessoal e sua importância para uma carreira profissional de sucesso? Continue lendo este artigo. 

O que é Marketing Pessoal? Quais as vantagens?

Como mencionado acima, o Marketing Pessoal é um conjunto de técnicas voltadas para potencializar o currículo do profissional nas redes sociais e fazer com que alcance mais os recrutadores de grandes empresas ou potenciais clientes de um profissional autônomo.

Existe uma série de vantagens para trabalhar seu Marketing Pessoal, por isso separamos os principais pontos relevantes para que você entenda a importância de investir nessas estratégias. 

Primeiramente, quando você investe no seu marketing pessoal é mais fácil ainda atrair atenção para o seu trabalho e suas habilidades. Inclusive, sabia que 70% dos recrutadores buscam informações dos candidatos nas redes sociais? Por isso, é essencial mantê-las atualizadas, com suas qualificações, competências e experiências.

Além disso, quando você expõe seu trabalho nas redes sociais, para que todos possam comentar e “avaliar”, demonstra que seus potenciais clientes ou a empresa que deseja trabalhar, podem confiar em você. 

Investir no Marketing Pessoal só traz benefícios para sua carreira. Suas chances no mercado de trabalho crescem exponencialmente e ainda traz credibilidade ao seu nome, fazendo com que todos já imaginem os excelentes resultados que você trará para seus negócios. 

Como fazer meu Marketing Pessoal? Veja 5 dicas!

Elaborar um bom plano e estratégias para fazer o seu Marketing Pessoal não é difícil, mas não é algo que possa ser feito de qualquer jeito. É necessário identificar pontos importantes em sua vida e carreira, organizar e colocar em prática nas redes sociais.

Por isso, separamos cinco dicas importantes para norteá-lo a realizar o seu Marketing Pessoal da melhor forma e de maneira simples. Veja abaixo!

1- Entenda quem é você e onde deseja chegar

Certamente você já ouviu falar sobre os parâmetros que constroem a imagem de uma marca: missão, visão e valores. E são exatamente nesses pontos que você precisa trabalhar para construir sua imagem nas redes sociais.

Dessa forma, pense bem nos motivos e ideais que movem você para o mundo, que fazem você querer trabalhar e entregar os melhores resultados. Deixe claro quais são seus objetivos a longo prazo, suas metas, o que você espera alcançar com o seu trabalho.

Trabalhe em cima desses pontos para que você transmita a mensagem que deseja passar para seus clientes ou recrutadores.

2- Faça uma imersão nas redes sociais

Além de produzir um bom conteúdo acerca das suas habilidades, visão, missão e valores nas redes sociais, é mais que necessário entender como cada plataforma funciona para, assim, realizar um bom Marketing Pessoal.

3- Networking

Cultivar amizades é essencial em qualquer fase da vida. Contudo, no momento de buscar inserção no mercado de trabalho é ainda mais. Por isso, busque sempre manter bons relacionamentos e contatos atualizados.

4- Invista em qualificações

Parar de estudar e acrescentar conhecimentos nunca será uma alternativa para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. Por isso, uma das principais dicas é que você continue se especializando e investindo em qualificações profissionais do seu ramo.

Mas além disso, é importante informar-se e especializar-se acerca do meio digital e redes sociais, para saber elaborar e colocar em prática um excelente Marketing Pessoal.

5 – Tenho um posicionamento coerente

Os resultados dos seus trabalhos e uma boa execução em cada um deles é, realmente, um dos pontos mais importantes para se destacar nas redes sociais. Mas para realizar um Marketing Pessoal completo e bem feito, é preciso atentar-se ao seu posicionamento em cada comentário.

É preciso que posicione-se de maneira coerente com sua atuação, evite contradições e sempre cumpra o que prometeu para seus seguidores.

Agora que você já sabe o que é Marketing Pessoal e como elaborá-lo, que tal colocar em prática? Para ser um profissional de destaque é preciso, primeiro, mostrar ao mundo do que você é capaz! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤