Internet das Coisas e o Setor da Saúde

Você sabe o que é Internet das Coisas? Neste artigo, a Prof. Dra. Thais explicou a sua relação com setor da saúde. Leia mais!
internet das coisas

Nos EUA, o nível de contratação na área da Internet das Coisas no setor de saúde vem crescendo significativamente em 2022.

Segundo a Global Data Management, a proporção de empresas de operações de saúde que contratam para cargos relacionados à Internet das Coisas aumentou em março de 2022 em comparação com o mês equivalente do ano passado.

Cerca de 18,4% das empresas pesquisadas incluídas na análise recrutou pelo menos um funcionário nessa área. Este último número foi superior aos 8,7% das empresas que estavam contratando para trabalhos relacionados à Internet das Coisas um ano atrás e representa um aumento em relação ao número de 16,7% em fevereiro de 2022.

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas, em inglês, Internet of Things (IoT) é definida como uma habilidade que diferentes tipos de objetos têm de estabelecer conexão com a internet, desde eletrodomésticos, brinquedos e até carros. Portanto, esses itens conseguem coletar e transmitir dados a partir da nuvem.

Como a IoT pode ajudar na Área da Saúde?

Na Saúde, a IoT pode ajudar, por exemplo, na integração de diferentes profissionais e serviços com o prontuário do paciente. Com isso, alterações no estado clínico, como alteração na pressão sanguínea e frequência cardíaca, podem ser rapidamente atualizadas no registro, otimizando o atendimento médico.

Tais dados podem, inclusive, ser obtidos através de biossensores colocados em dispositivos externos ou internos de monitoramento de parâmetros clínicos do paciente.

Outras aplicações que podem ser citadas são: realização de testes laboratoriais remotos, leitos e camas hospitalares inteligentes e logística e armazenamento de vacinas e medicamentos termolábeis.

Internet das Coisas nas empresas e mercado de trabalho

A Internet das Coisas é um dos tópicos que a GlobalData, identificou como uma força disruptiva chave para as empresas nos próximos anos. Acredita-se que as empresas que se destacam e investem nessas áreas agora estarão mais bem preparadas para o futuro cenário de negócios e mais bem equipadas para sobreviver a desafios imprevistos.

Entretanto, percebe-se que as empresas de operações de saúde americanas estão contratando, atualmente, para empregos na Internet das Coisas, uma taxa inferior à média de todas as empresas de outras área. Esse dado sugere que a incorporação da IoT na área de saúde tem um grande potencial e uma grande possibilidade de expansão.

No Brasil, a chegada da tecnologia 5G deve impulsionar ainda mais a implantação e o uso da IoT em diferentes áreas. Portanto, trata-se de uma ferramenta que será um grande diferencial na Gestão Hospitalar em um futuro bem próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤