Workshop Gestão e Negócio: Como Administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente

A Ms. Profª Zulmira Silva é professora de finanças na Fapuga. No Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Dra. Ana Carolina Puga, diretora geral do Nepuga/Fapuga, ela pôde abordar em sua palestra sobre como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente.  “Eu costumo falar que a administração financeira é o coração de um negócio, […]
workshop

A Ms. Profª Zulmira Silva é professora de finanças na Fapuga. No Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Dra. Ana Carolina Puga, diretora geral do Nepuga/Fapuga, ela pôde abordar em sua palestra sobre como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente. 

“Eu costumo falar que a administração financeira é o coração de um negócio, pois é o setor que “bomba” dinheiro para toda a empresa. Se não souber administrar o dinheiro corretamente, a falência pode ser um destino. O Sebrae tem uma estatística que aponta que as empresas abrem e fecham em menos de cinco anos, e o maior problema é a gestão do negócio,e  não sobre o que o profissional sabe fazer, de fato”, explica a professora.

Por isso, o objetivo da palestra foi falar sobre como realizar as tomadas de decisões a partir do planejamento a curto e longo prazo com base em um orçamento, bem como entender a importância dos controles financeiros. 

Workshop: Princípios da Administração no setor Financeiro

A administração, como um todo, conta com quatro princípios que podem ser aplicados em praticamente todos os setores da empresa. Entretanto, nesta palestra, a professora Zulmira falou sobre cada um deles de acordo com o setor financeiro de um negócio.

  • Planejar: todos os planos e investimentos que uma empresa vai realizar, seja em qualquer setor e de forma geral, é necessário fazer um planejamento, um orçamento para guiar os gastos até o próximo ano, ou para os próximos meses. 
  • Organizar: após planejar, é necessário organizar a estruturação das atividades. Para isso, é necessário criar processos para a realização do projeto, designando atividades para cada pessoa.
  • Dirigir: consiste na ação de liderar, motivar, orientar e comunicar os colaboradores de um negócio, a fim de evitar a rotatividade de profissionais em sua empresa.
  • Controlar: atente-se a controles internos, e não ir anotando de qualquer forma e sem finalidade. Todas essas planilhas (ou da forma que quiser realizar os controles), é preciso que tenha objetivos e indicativos relevantes. 

Objetivos da administração financeira

Após compreender que é preciso seguir esses princípios básicos da administração financeira para conduzir de maneira eficiente uma clínica de estética, a empresa pode seguir para alcançar seus objetivos. 

  • Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento normal de suas atividades;
  • Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e com os menores custos possíveis (Análise de cenário interno e externo).
  • Assegurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Além disso, a professora Zulmira salienta que um negócio só consegue sobreviver e se expandir se tiver suas finanças em ordem. E para isso, o controle financeiro e o fluxo de caixa podem ajudar a empresa a estabilizar-se e a criar estratégias para o futuro. 

Como fazer a administração financeira de uma Clínica de Estética de forma eficiente?

E, dessa forma, após todo o embasamento que a professora trouxe para explicar a importância administração financeira em uma empresa, um processo bem organizado das finanças de uma clínica consiste:

  • No registro de todas as movimentações financeiras;
  • Separar Finanças pessoais das da clínica;
  • É fundamental ter um fluxo de caixa;
  • Ter a consciência de ter uma reserva de emergência;
  • Invista em tecnologia para este controle ou simplesmente uma planilha bem elaborada de Excel;
  • Planeje um orçamento semestral ou anual.

Além disso, a professora ressalta a importância em realizar a separação das finanças entre suas contas físicas e jurídicas. E ainda deixa três conselhos:

  • Tenha uma conta Pessoa Jurídica, sem misturar com a conta de Pessoa Física;
  • Faça transferências para sua conta pessoal para realizar seus gastos pessoais, como aluguel, escola, viagens, etc.;
  • E por último, não use reservas da empresa para gastos pessoais.  

Caso você queira assistir essa palestra e ver todos os detalhes desse conteúdo, basta acessar seu portal na aba de eventos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤