Transformação social: o poder está na educação e nas metodologias inovadoras

Vamos falar sobre o poder da educação na transformação social?
transformação social

A arma mais poderosa de transformação social a qual temos acesso é a educação. Na verdade, nem sequer podemos chamá-la de arma, pois ela não fere, mas sim alimenta, constrói e transforma. 

Diante disso, reforçar valores como a luta contra preconceitos, pobreza e exclusão social é essencial para construirmos um mundo melhor e com mais acesso à educação. Por isso, em 20 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial da Justiça Social, criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Por este motivo, queremos refletir sobre a importância da educação como principal ferramenta para alcançar uma sociedade mais justa. E quando nos referimos a educação como ferramenta para a transformação social, estamos falando de algo muito mais amplo, começando com a educação dentro das casas, com valores e princípios familiares. 

Mas vamos voltar os olhos para a educação, de fato, aprendida dentro das escolas, essa também é de suma importância em nosso respaldo de vida. Por meio dela, toda pessoa cria a capacidade de elaborar pensamentos críticos com embasamentos históricos e posicionar-se da melhor forma, seja em conversas com amigos, familiares ou no trabalho, a fim de reivindicar melhorias sociais. 

A Faculdade Ana Carolina Puga (FAPUGA) compreende, tem essa visão e consciência da sua responsabilidade diante da sociedade como Instituição de Ensino Superior, em promover educação de qualidade e transformar vidas através do ensino. 

“Temos como missão promover a transformação social por meio de formação de líderes inovadores, que atuam com excelência acadêmica e visão integrada das áreas de conhecimento. Mas mais do que isso, preparamos profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para atuar diretamente na melhoria das condições de vida da sociedade”, ressalta a Dra. Ana Carolina Puga, fundadora e diretora geral da Fapuga. 

Importância da educação na transformação social

Muito além do que apenas aprender inúmeras teorias, histórias, matemática, português e se especializar em áreas específicas, a educação dentro de escolas e universidades tem o poder de transformação social por atuar diretamente em situações e problemas da sociedade.

Através da educação, é possível trabalhar de forma a diminuir a violência, fomentar a economia, entender a importância de cuidar do meio ambiente, viver da melhor forma os conceitos de democracia e cidadania, bem como a promoção de saúde são fatores intrínsecos à educação. 

Diminui a violência

Quando a educação é acessível a todos, desde a mais tenra idade são inseridos conceitos de responsabilidade social e respeito ao próximo, isso contribui efetivamente para uma sociedade menos violenta e desigual. Isso porque os principais inimigos de uma vida pacífica é a intolerância e a ignorância, e essa batalha pode ser vencida com educação.   

Fomenta a economia

Quanto mais as pessoas estudam, se formam e vão para o mercado de trabalho, cada vez mais a economia do país é fomentada. Inclusive, segundo uma pesquisa da UNESCO, a cada ano adicional de escolaridade, a média anual do PIB sobe para 0,37%. Ou seja, países que priorizam o ensino de qualidade para sua população registram um crescimento econômico acima da média. 

Protege o meio ambiente

Na sala de aula é um lugar para se aprender sobre o mundo, sobre o que se espera aqui fora. Acredito que deve lembrar das aulas de ciências ou biologia no ensino fundamental, certo? Nestes momentos você aprendia sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente. 

Essas informações, geralmente, são fornecidas apenas dentro de escolas, por isso a educação está diretamente vinculada à preservação do meio ambiente. Uma vez que aprendemos a como tomar decisões mais sustentáveis e que não prejudiquem gerações futuras. Por exemplo, lembra onde aprendeu a separar lixo reciclável do orgânico? 

Garante o acesso a direitos, democracia e cidadania 

Como mencionado acima, quando se tem acesso à educação você é capaz de elaborar pensamentos críticos e com embasamentos históricos que foram estudados, podendo posicionar-se da melhor forma em diferentes situações. Tendo isso em vista, a educação é capaz de formar cidadãos conscientes de seus atos, direitos e deveres cívicos para fomentar a democracia e viver da melhor forma sua cidadania.

Além disso, por meio da educação as pessoas têm ciência de seus seus direitos garantidos por lei e podem exigir que eles sejam cumpridos, como políticas públicas para trabalho, saúde e assistência social para si próprias e gerações futuras. 

Promove a saúde 

A promoção da saúde por meio da educação é algo nitidamente impactante, pois por meio dela se aprende hábitos de vida saudáveis, além de que, com a alta demanda de informações disseminadas dentro da escola, é possível reduzir a mortalidade infantil e diminuir a taxa de gravidez na adolescência, que é algo arriscado tanto para a jovem quando para o bebê. 

Metodologias inovadoras atuam na transformação social

Pensando em formar profissionais extremamente capacitados e qualificados para o mercado de trabalho, a Fapuga trabalha com metodologias inovadoras e dinâmicas de ensino

A forma como o ensino é aplicado faz toda a diferença na absorção do conteúdo e, logo depois, na hora de colocá-lo em prática, possibilitando uma melhor tomada de decisão e uma visão mais clara do ambiente em que está inserido. Veja algumas metodologias utilizadas no ensino Fapuga. 

  • Problem-Based Learning: é uma metodologia pautada em aprender diretamente com problemas, onde o aluno recebe a informação e trabalha na solução dele, participando ativamente do processo de aprendizagem.
  • Team-based learning: o formato é baseado em trabalhar as habilidades de comunicação em equipes, por meio de argumentações e debates, assim, construindo um ambiente cooperativo.
  • Game-based learning: esta metodologia consiste na criação de jogos digitais para finalidades didáticas, estimulando a concentração e a criatividade, criando um ambiente de aprendizagem com uma competição saudável. 
  • Gamificação: facilmente confundida com a metodologia anterior, a gamificação usa elementos comuns dos jogos reais e rotineiras, ultrapassando as barreiras do entretenimento e diversão.
  • Mentoria de carreira: se baseia em um processo que tem como objetivo auxiliar o aluno a tomar uma direção em sua vida profissional através de estratégias, aprendizados e ações.

Depoimentos alunas Fapuga

Algumas alunas Fapuga nos deram seus depoimentos sobre a importância de terem iniciado suas graduações e dado o primeiro passo para transformarem suas vidas e de suas famílias. 

“Tudo na minha vida está milimetricamente dividido e até essa organização eu aprendi na Fapuga. A disciplina de Gestão do Tempo me ajudou com isso e não tenho como mensurar o quanto as coisas que aprendi são importantes para mim”, comenta Elisângela Minhano, aluna do curso de Administração


“A Fapuga abriu as portas para pessoas com idealizações, com vontade de realizar seus sonhos e concretizar objetivos. Para mim foi a oportunidade perfeita e realmente me abriu as portas. E acredito que não só para mim, mas para todos os meus colegas que cursam comigo. […] Saber equilibrar tudo foi o meu maior desafio! Ter o tempo para estudar, para trabalhar, para mim, para minha casa, para minhas filhas, saber equilibrar tudo isso não é simples. Às vezes as coisas saem fora do eixo, um prazo que não conseguia dar conta de cumprir, mas nada que me deixasse para trás.”, conta Bianca de Souza Santana, aluna de Gestão Hospitalar na Fapuga.

A educação é o melhor caminho para mudar o mundo, por isso, aproveite as oportunidades que tem para construir um mundo com menos desigualdade e com mais justiça social. Você pode e deve fazer a diferença!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤