Quanto tempo dura o curso de Gestão Hospitalar? Saiba tudo sobre a graduação!

O curso de Gestão Hospitalar capacita você para se tornar um profissional de destaque no mercado de trabalho. Entenda tudo sobre a graduação.
gestão hospitalar

A graduação em Gestão Hospitalar qualifica o profissional para se destacar no mercado de trabalho, administrando hospitais, maternidades, clínicas, consultórios, laboratórios, operadoras de saúde e convênios médicos, dentre outros estabelecimentos.

Como você pode ver, o leque de atuações de um Gestor Hospitalar é bem amplo, entretanto, voltado principalmente para aqueles que se qualificam devidamente. Inclusive, é de suma importância atentar-se na hora de escolher o curso e a Instituição de Ensino Superior para essa jornada acadêmica.

Sabemos que neste momento aparecem muitas dúvidas acerca da graduação de Gestão Hospitalar, como qual o tempo de duração do curso, o que você vai aprender, quais são as disciplinas, como é o mercado de trabalho e muitas outras. Por isso, preparamos esse artigo para você sanar suas dúvidas. 

Quanto tempo dura o curso de Gestão Hospitalar?

A graduação de Gestão Hospitalar dura 6 semestres, ou seja, 3 anos. Nesse período você vai aprender de forma dinâmica como ser um excelente profissional e se destacar no mercado de trabalho.

São 2.200 horas de carga horária total do curso, contemplando além das disciplinas, 243h de extensão, 242h de estágio (atividades obrigatórias) e 180h de Plus. 

Quais disciplinas encontro no curso de Gestão Hospitalar? 

O curso de Gestão Hospitalar dura seis meses, e durante esse período você será capacitado de forma prática e teórica para ser um excelente gestor hospitalar. Desenvolverá habilidades, competências e conhecimentos que o tornarão um profissional de destaque no mercado de trabalho. 

Veja abaixo a grade disciplinar da Fapuga abaixo e os conteúdos que você vai estudar durante cada semestre.

1° Semestre

– Desenvolvimento pessoal e profissional

– Matemática aplicada a negócios

– Teoria geral da administração

– Metodologia da pesquisa científica

– Tecnologia para negócios

– Direito aplicado à gestão de negócios

– Economia

2° Semestre

– Políticas públicas de saúde

– Introdução à contabilidade

– Administração de recursos humanos

– Comportamento organizacional

– Estatística 

– Sistemas de informações gerenciais

3° Semestre

– Administração financeira e orçamentária

– Ética e relações humanas no trabalho

– Empreendedorismo e criação de negócios digitais

– Introdução ao marketing

– Estado, cultura e sociedade

– Mercado de capitais e captação de recursos

– Psicologia organizacional

4° Semestre 

– Logística empresarial

– Contabilidade de custos

– Contabilidade Tributária

– Gestão mercadológica

– Responsabilidade social e sustentabilidade

– Humanização e atendimento hospitalar

5° Semestre 

– Dinâmicas e jogos interativos

– Arquitetura hospitalar e manutenção predial

– Biossegurança e qualidade de vida no trabalho

– Gestão econômica e custos em saúde

– Gestão de projetos

– Optativa I

– Projeto integrador I

6° Semestre

– Gestão da cadeia de suprimentos

– Optativa II

– Projeto integrador II

Soft Skills e Hard Skills

Para ser um bom Gestor Hospitalar, é necessário ir além das disciplinas e conteúdos específicos da formação. Quando falamos sobre isso, estamos nos referindo às Soft Skills e Hard Skills, que são habilidades essenciais para seu desenvolvimento profissional e extremamente valorizadas pelas empresas. 

Cada um dos grupos são compostos por competências específicas, as Soft Skills, por exemplo, são habilidades emocionais como empatia, liderança, resiliência, comunicação, proatividade, competitividade, poder de negociação, diplomacia, senso crítico, entre outras.

Essas habilidades podem ser desenvolvidas por meio de algumas disciplinas presentes nas Soft Skills, como Psicologia Positiva, Gestão de tempo e disciplina, inteligência sistêmica, planejamento de atividades, comunicação não violenta e outras presentes na graduação de Gestão Hospitalar. 

Já as ferramentas presentes nas Hard Skills envolvem conhecimentos técnicos e tecnológicos, como CRM – Ecommerces e Fórmulas de lançamentos, Chatbot, zoom, team, meet organogramas, criação de conteúdos digitais, planejamentos de atividades, bling (ERP), games e gestão, RD Station – SEO Básico, são alguns dos meios técnicos que podem contribuir de maneira essencial para sua formação como Gestor Hospitalar. 

Jornada no curso de Gestão Hospitalar 

Durante os três anos você vivencia muita coisa na faculdade, conhece muitas pessoas, constroem laços, amizades e com isso você vai alimentando sua bagagem, seu network. 

E junto com essa experiência, vocês passarão por toda essa jornada do curdo de Gestão Hospitalar com aulas presenciais, online e ao vivo, mentorias de emprego, dinâmicas práticas, games online, oficinas de negócios e bem mais. 

Ficou com alguma dúvida sobre o curso de Gestão Hospitalar? Deixe aqui nos comentários! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤