Prof.ª Dra. Thais Carmo participa do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo

No período de 10 a 11 de novembro, a Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo, Coordenadora das Graduações da FAPUGA, participou do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo / XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Neste ano, o tema do Congresso e do […]
congresso farmacêutico

No período de 10 a 11 de novembro, a Prof.ª Dra. Thais Adriana do Carmo, Coordenadora das Graduações da FAPUGA, participou do XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo / XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, evento organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Neste ano, o tema do Congresso e do Simpósio Internacional foi: O mercado se transforma e os melhores profissionais se reinventam, abordando as áreas relacionadas à profissão farmacêutica e à saúde pública: análises clínicas, práticas integrativas e complementares em saúde, mercado farmacêutico, farmácia magistral e hospitalar, o farmacêutico na Saúde Estética, entre outros. 

A prof.ª Thais já participou de outras edições do evento, e neste ano ela foi uma das avaliadoras científicas do Congresso, apresentou trabalho científico e foi ministrante em duas mesas.

“É muito bom participar desse evento que tem feito reflexões importantes sobre o mercado farmacêutico e sobre os desafios e rumos da profissão farmacêutica no Brasil. E é muito prazeroso participar como ministrante e dar a minha contribuição como avaliadora dos trabalhos científicos. Me sinto parte da história da evolução da profissão”, comenta.

Participações da Dra. Thais do Carmo no Congresso Farmacêutico de SP

Nesta edição a professora apresentou o trabalho científico: Evidências científicas da ação da metformina por via tópica.

“Esse trabalho foi resultado de um projeto de iniciação científica iniciado em 2020. Como trabalho com Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, fico sempre atenta às prescrições médicas e a forma de utilização de medicamentos. E, uma aluna me apresentou uma prescrição de uma médica, indicando o uso de metformina tópica para o controle da glicemia. Como eu nunca tinha visto nada parecido, decidi fazer uma revisão sistemática. E, de fato, não encontramos nenhuma evidência que sustente o uso dessa forma. Isso é muito importante, principalmente nessa época de fake news que estamos vivendo.”

Como ministrante das duas mesas redondas, os assuntos foram sobre Osmologia, Óleos essenciais e Aromaterapia. Na mesa do II Simpósio de Óleos Essenciais, abordou, novamente, o tema das Evidências Científicas, mas desta vez, para subsidiar a prática da Aromaterapia.

“É muito importante que os prescritores tomem as suas decisões terapêuticas baseadas no conhecimento científico. Para tanto, é necessário que saibam procurar informações confiáveis e fidedignas.”

Na mesa redonda sobre o “Uso medicinal dos óleos essenciais”, a professora abordou o conceito e a aplicação dos óleos essenciais, ressaltando a importância da regulamentação legal para o uso terapêutico dos mesmos. Também apresentou o trabalho realizado pelo Grupo Técnico de Trabalho de Osmologia do CRFSP do qual é coordenadora adjunta.

“Cada vez mais as pessoas têm buscado práticas integrativas e complementares para cuidarem da saúde, inclusive, a Aromaterapia. E cabe a nós, profissionais de saúde, tomar os cuidados necessários e orientar a população sobre o uso correto e os possíveis riscos que podem acontecer com tais práticas”, finaliza.

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤