Carreira de sucesso: saiba como conciliar trabalho e estudo

A dupla jornada faz parte da vida de milhares de jovens e adultos. Por isso, neste artigo trouxemos 5 dicas sobre como conciliar trabalho e estudo.
como conciliar trabalho e estudo

A dupla jornada na vida dos jovens entre 19 e 24 anos é mais comum do que imaginamos, fazendo com que muitos tentem entender como conciliar trabalho e estudo diariamente. Segundo o estudo mais recente do IBGE, em 2019, 48,3% dos universitários tinham rotinas divididas entre trabalho e estudos, o que equivale a 2,6 milhões de pessoas que abdicam de tempo e estão sobrecarregadas de tarefas e com desgaste físico e mental.

Mas além dos jovens, muitos adultos já estabilizados no mercado de trabalho retornaram às salas de aula e estão se desdobrando para conciliar ambas jornadas. Apesar de ser um grande desafio enfrentar isso no dia a dia, entretanto, investir nos estudos é a melhor forma para construir um futuro melhor e com grandes oportunidades.  

Mesmo que seja uma rotina difícil e exaustiva, ainda existem estratégias que podem facilitar a sua vida neste momento e a como conciliar trabalho e estudo. Por isso, neste artigo, separamos algumas dicas para você colocar em prática e tirar o melhor dessa fase e cuidar mais de si mesmo.

Veja 5 dicas sobre como conciliar trabalho e estudo

A decisão de trabalhar e estudar vai além de uma simples escolha, inclusive, na maioria das vezes é uma necessidade. Ser o seu próprio responsável financeiro demanda muito empenho para segurar as contas em casa e as despesas com a faculdade.

Mas essa rotina não precisa ser tão massacrante assim, basta trabalhar alguns pontos e você saberá como conciliar trabalho e estudo. Veja as dicas abaixo.

Cuide da qualidade do seu sono 

Primeiramente, a sua saúde sempre estará em primeiro lugar, tanto mental quanto física. E a quantidade de horas que você dedica ao descanso influencia intensamente em sua  produtividade e em como se comporta no dia. 

Deixar de dormir para cumprir demandas de trabalho ou estudos não é saudável e nem produtivo para você. Inclusive, para que o seu cérebro e corpo funcionem bem é necessário, pelo menos, sete horas diretas de sono. 

Então, não se desespere e nem prejudique sua saúde abdicando do sono, isso não vai te ajudar a conciliar trabalho e estudo, mas sim somente atrapalhar. 

Tecnologia a seu favor: use ferramentas para se organizar 

Você sabia que existem diversos aplicativos disponíveis gratuitamente na loja de apps do seu celular que podem contribuir para organizar melhor sua rotina? Separamos três sugestões aqui pra você ficar ciente e já escolher algum, mas existem uma infinidade de plataformas.

  • Trello:  disponível nas versões mobile (Android e IOS) e desktop, o app traz um visão de vários projetos e quadros dentro de cada projeto. Geralmente usado para gerenciar um time, por exemplo, mas pode ser usado para gerenciar as suas tarefas pessoais, sendo possível colocar etiquetas de prioridade e também de temas. 
  • MeisterTask: também disponível nas versões mobile (Android e IOS) e desktop, essa ferramenta também é muito utilizada para gestão de projetos e para otimizar o trabalho em equipe. Assim como o Trello, essa plataforma também pode ser utilizada para organizar melhor sua rotina tanto pessoal quanto profissional. 
  • Google Agenda: o Google oferece inúmeras ferramentas para facilitar a vida de qualquer pessoa, mas queremos destacar o Google Agenda, que pode ser fundamental para sua organização. Uma agenda inteligente e dinâmica, onde você consegue visualizar dias e meses de forma rápida e identificar os dias livres e ocupados. 

Você não precisa necessariamente escolher um, mas pode complementar uma ferramenta a outra, encaixando seus principais compromissos na agenda e utilizar as outras para organizar suas demandas pessoas e de trabalho. 

Invista um tempo nessa organização e você verá como sua rotina fluirá de forma mais dinâmica. 

Não faça ambos ao mesmo tempo

Mesmo que entre uma demanda e outra tenha um tempo de sobra para terminar aquele trabalho da faculdade ou aquela tarefa do trabalho que ficou pendente, não faça isso. 

Saber separar os momentos de dedicação tanto para estudos como trabalho é essencial para ser mais produtivo em ambas as áreas. A sua mente precisa estar 100% focada no conteúdo para que absorva e faça da melhor forma. Quando você apenas dá uma “escapadinha” para fazer algo que não é o foco daquela hora, além de poder acontecer falhas no processo, você não aprenderá de fato com o que acabou de fazer. 

Tenha um tempo livre: divirta-se! 

Nem por um segundo pense que o tempo em que está se divertindo, você está perdendo seu tempo, porque não está! Os momentos de descontração são tão importantes quanto aqueles que você se dedica aos estudos ou trabalho.

E além disso, são de extrema importância para você retomar suas obrigações de onde parou com mais gás do que antes. É nítido que a nossa vida acelerou de forma absurda nos últimos anos e caminhamos para uma realidade onde momentos de diversão trazem uma sensação de culpa. Mas não é bem assim! 

Pessoas workaholics, que traduzido significa ‘viciado em trabalho’, estão cada vez mais em cena e ganhando destaque, e isso não é saudável. Para se ter uma ideia, no último ano a busca pelo termo no Google aumentou mais de 250%, segundo o Google Trends. Ou seja, há muitas pessoas se identificando com a ideologia de trabalhar compulsivamente. 

Dê um tempo para sua mente, descanse, divirta-se, leia um livro, assista um filme ou aquela série que está na sua lista há um bom tempo. Cuide de você primeiro, da sua saúde mental e depois foque em trabalho e estudos.

Saiba quando dizer SIM ou NÃO  

Por último, mas não menos importante, saber como conciliar trabalho e estudo também é saber como dizer sim ou não para algumas situações do cotidiano. No trabalho, sempre tem uma demanda no final do expediente que vai te segurar além do horário e te fazer atrasar para a faculdade, por isso, é necessário saber filtrar as emergências e dizer ‘não’ nesses momentos.

O mesmo vale para a faculdade, onde existem muitos trabalhos em grupo e você pode sobrecarregar-se de alguma forma, abraçando muitas tarefas. É preciso ter responsabilidade com seus colegas e com você mesmo, respeitando seus limites e sua capacidade, para isso, pegue demandas que você sabe que dará conta de concluir, sem deixar seu time na mão.

Fazer estratégias para conciliar trabalho e estudo é fundamental para conseguir passar da melhor forma possível por essa fase de dupla jornada. Então não deixe de se organizar e colocar em prática as dicas desse artigo. 

Salve este artigo e envie para seus amigos que passam pela mesma situação! Já aproveita e deixe aqui nos comentários as suas próprias estratégias sobre como conciliar trabalho e estudo. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤