Administração: principais áreas de atuação

O Bacharelado em Administração pode ser muito versátil, isso porque o diploma em ADM é requisitado para ocupação de diversos cargos em empresas de grande, médio e pequeno porte. Não há dúvidas de que o segmento administrativo é um dos domínios profissionais mais importantes, Afinal, essa é uma das áreas que contribui para o funcionamento […]
Administração - áreas de atuação

O Bacharelado em Administração pode ser muito versátil, isso porque o diploma em ADM é requisitado para ocupação de diversos cargos em empresas de grande, médio e pequeno porte.

Não há dúvidas de que o segmento administrativo é um dos domínios profissionais mais importantes, Afinal, essa é uma das áreas que contribui para o funcionamento e manutenção do mercado. 

Os administradores são essenciais, e encontram um mercado de trabalho bastante promissor, tanto no âmbito público quanto no privado. Portanto, um diferencial dessa carreira são as diversas áreas de atuação. Você conhece quais são elas? Veja as principais áreas de atuação dos profissionais da administração!

Por que cursar administração?

  • Versatilidade: Com perfil generalista, o administrador tem uma série de opções de carreira e trabalho à frente, o que lhe permite grande flexibilidade ao longo de sua trajetória profissional.
  • Remuneração: Quem faz administração também costuma ter acesso a uma remuneração interessante – em média, entre R$ 2.000 e R$ 5.000 por mês, ainda no início da carreira.
  • Empreendedorismo: Os administradores tem a qualificação necessária para gerir o próprio negócio. De acordo com o levantamento Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019, os empreendedores brasileiros já somavam 52 milhões.

Conheça as principais áreas de atuação

Gestão financeira

Essa é uma das áreas de atuação mais tradicionais na administração, e consiste na aplicação de técnicas e conhecimentos para gerenciar a receita de uma organização.

Lidando diretamente com os recursos financeiros da empresa, esse é o campo em que o profissional fica responsável por gerir os custos, gastos e lucros. Além disso, o administrador fica responsável pela aplicação estratégica da receita da organização.

Logística

O setor de logística geralmente possui alta demanda, tanto na indústria quanto no comércio. Isso acontece porque o trabalho é direcionado para a eficiência nos processos de armazenagem, transporte e distribuição de produtos. É, portanto, uma engrenagem que deve funcionar sem erros para não comprometer os resultados do negócio.

Nesse caso, o administrador possui funções ligadas ao estoques, controle de entrada e saída de mercadorias, negociação de valores de fretes, e até mesmo na área importação e exportação dos produtos.

Controladoria

O administrador que trabalha com controladoria, é o responsável por acompanhar diversas atividades de uma empresa e trabalhar para garantir sua organização e eficiência. Pode se voltar para o controle de custos, para a análise de balanços,mas a principal função é avaliar os resultados e buscar meios de aperfeiçoar os processos.

Consultoria Empresarial

Os profissionais que optam por trabalhar com consultoria empresarial costumam ter mais liberdade, até mesmo porque muitos administradores pegam trabalhos como freelancer nessa área. Assim, ele pode fornecer suporte para outras empresas que precisam de soluções estratégicas ou medidas para a redução de custos, por exemplo.

Gestão de marketing

Na área de gestão de marketing, o administrador foca em reunir dados e formular estratégias para que a performance da empresa melhore através do marketing. No dia a dia, esse profissional se ocupa da realização de pesquisas de mercado, definição do perfil dos consumidores, proposição de melhorias nos processos e produtos oferecidos pela empresa, e também a criação de estratégias de interação.

Vendas

O setor comercial costuma ser o carro chefe de muitas empresas. Assim, cabe ao administrador estudar as variáveis que interferem na decisão de compra de seu público-alvo, efetuar as vendas de forma positiva, acompanhar, avaliar e trabalhar pela melhoria dos resultados a cada período.

Agora que você já conhece as principais possibilidades de atuação na administração, é possível perceber que a área é muito versátil e abre espaço para diferentes perfis. Para quem está pensando ou já ingressou no curso de administração, é interessante saber quais oportunidades você terá em sua carreira, e poder escolher qual se encaixa melhor nos seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤