Aumente sua produtividade: veja 6 dicas para estudar em casa

Apenas gostar da graduação e carreira que escolheu para sua vida não é o suficiente para se tornar um bom profissional no mercado de trabalho. Independentemente da modalidade escolhida para realizar seu curso, seja presencial, online ou híbrido, é preciso complementar seus conhecimentos separando um tempinho para estudar em casa também. Além disso, sabemos que […]
estudar em casa

Apenas gostar da graduação e carreira que escolheu para sua vida não é o suficiente para se tornar um bom profissional no mercado de trabalho. Independentemente da modalidade escolhida para realizar seu curso, seja presencial, online ou híbrido, é preciso complementar seus conhecimentos separando um tempinho para estudar em casa também.

Além disso, sabemos que muitos de vocês estão se preparando para vestibulares, e essa fase da vida, mais do que nunca, demanda muita dedicação e empenho nos estudos. 

E a busca por aumentar a produtividade, manter a disciplina e saber controlar o tempo para tirar o melhor proveito das 24 horas disponíveis no dia pode ser um desafio para muitos na hora de estudar em casa. 

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a estudar em casa da melhor forma. Já salva esse link no seu lugar preferido e fácil de encontrar, compartilhe com seus amigos e comece a se organizar.

6 dicas para estudar em casa

Para obter o melhor proveito na hora de estudar em casa, existem inúmeras técnicas e estratégias que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Abaixo as 6 principais que identificamos para vocês. 😉

Estabeleça horários 

Como é sua rotina hoje? Estuda, trabalha, tem suas tarefas domésticas ou compromissos diários? Entre tudo isso, é importante que você identifique no seu dia a dia o melhor horário para dedicar aos estudos.

Às vezes, de manhã, como a primeira coisa a fazer no dia, ou à noite, antes de dormir, são bons horários para quem tem compromissos durante o dia todo. Mas caso você tenha a tarde livre, separe 1 ou 2 horinhas para se dedicar aos seus estudos, ou até mais, dependendo do objetivo dos seus estudos.

Você, melhor do que ninguém, sabe identificar os horários que se sente mais produtivo e disciplinado para empenhar-se em algo que faz a diferença no seu futuro: os estudos.

Escolha o melhor ambiente

Se você já tiver seu cantinho de estudos no seu quarto ou escritório, ótimo. Essa parte já está concluída. Mas caso você ainda vá começar a estudar em casa e não tenha um espaço só para você, é preciso pensar em um ambiente mais reservado e silencioso para isso.

No seu quarto é sempre a melhor alternativa, mas de repente em sua varanda também é um local mais tranquilo para se dedicar aos estudos. O importante é escolher um lugar calmo onde você possa ficar tranquilo e manter o foco por, pelo menos, as próximas duas horas. 

Seja organizado: faça um cronograma 

Após escolher o melhor ambiente para estudar em casa e definir horários fixos a serem cumpridos, é hora de você criar um cronograma de estudos. Mas o que colocar nele?

Bom, nele você pode inserir os dias em que vai estudar, os horários e o conteúdo que irá estudar nos respectivos dias. Ter um cronograma auxilia no planejamento da semana, a visualizar de forma clara os seus compromissos e a segui-los de forma produtiva.

Evite distrações 

Sabemos que a internet é uma das principais aliadas na hora dos estudos, tendo todos os conteúdos disponíveis a um clique de distância, mas é preciso se policiar nos momentos de estudos.

Isso porque, assim como as informações estão próximas, as redes sociais também estão super acessíveis nos seus diversos aplicativos instalados no celular. Entendemos que nelas você encontra os principais portais de informações, entretanto, elas também são uma grande fonte de distração para seus estudos. 

Portanto, nos momentos de estudos, o ideal é desativar as notificações das redes sociais e focar apenas no conteúdo que você separou para aquele dia. Afinal, distração é apenas perda de tempo, uma vez que você precisará rever o conteúdo perdido. 

Além disso, conversas paralelas com familiares e amigos também podem te atrapalhar na hora de estudar em casa. Então, a regra é: não deixe nada atrapalhar seus estudos. 😉

Concilie os estudos com outras atividades  

Qual é o seu foco para estudar em casa? Se preparando para o vestibular ou complementando os estudos da graduação? De acordo com o seu objetivo e tempo disponível você poderá definir quantas horas por dia quer dedicar aos seus estudos, assim como apontamos na primeira dica. 

Mas independente de quantas horas você dedicar para estudar em casa, é necessário ter pausas, descansos de hora em hora. Até porque, você sabia que o nível de concentração do ser humano dura, em média, 50 minutos? Isso é uma métrica para estabelecer o tempo de duração de aulas, por exemplo. 

Ou seja, de nada adianta beber uma garrafa inteira de café, uma grande quantidade de energético e querer estudar o dia inteiro com foco, porque a sua concentração vai esvair em algum momento, com cafeína ou sem. 

Por isso, sempre que se aproximar de uma hora que está estudando, faça uma pausa de 15 a 30 minutos e vá fazer alguma atividade que goste e que o relaxe. Faça um lanchinho, dê uma volta, tome um ar e volte com todo o gás.

Trabalhe com a automotivação

Tão importante quanto o foco e a organização, automotivar-se é essencial para conseguir aumentar a produtividade na hora de estudar em casa. Por isso, lembre-se sempre de valorizar seus esforços e suas conquistas, de estabelecer metas reais para sua rotina e de lutar diariamente para alcançá-las. 

E então, pronto para começar a estudar em casa? Anote essas dicas e compartilhe com seus amigos!

Já tem suas próprias estratégias para estudar em casa? Conta pra gente aqui nos comentários. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Se você deseja mudar o seu estilo de vida, está em busca de mais qualidade e novos sonhos, a Fapuga pode ajudá-lo a começar algo novo este ano.

© 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - TERMOS DE PRIVACIDADE                        Feito pelo Grupo Puga&Nunes ❤